Invasores de área privada em Dourados são transferidos para penitenciária

Os nove invasores presos pelo Batalhão de Choque no último sábado (8) durante tentativa de ocupação de área privada, já não estão mais na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Após a conversão da prisão em flagrante para preventiva, conforme decisão da 2ª Vara Federal de Dourados, eles foram levados para celas da PED (Penitenciária Estadual). A transferência aconteceu no final da tarde desta terça-feira (11).

Entre as evidências apontadas pelo magistrado da 2ª Vara Federal da Cidade, estão a agressividade na conduta dos presos e o uso de armas (facas e facões), além do porte da arma de fogo apreendida, que era compartilhado.

Além disso, o juiz entendeu que ameaças diversas, lesão corporal dolosa e a associação de diversas pessoas para cometer crimes evidenciam que a colocação dos presos em liberdade representa risco à ordem pública.  

Ainda segundo o magistrado federal, “pelo que consta dos autos, resta claro que medidas cautelares diversas da prisão são insuficientes para resguardar a ordem pública e a paz social”. Entre elas, estaria o comparecimento em Juízo, conforme pedido da DPU (Defensoria Pública da União).

Já o MPF (Ministério Público Federal), reconheceu que há risco à ordem pública, defendeu proibição de os flagrados retornarem ao local dos fatos e chegou a sugerir monitoramento eletrônico, caso fossem liberados.

“Com efeito, entendo devidamente demonstrado, pela autoridade policial, o risco à ordem pública, o que fora ratificado pelo membro do Parquet estadual, órgão apto a proferir o parecer quando da audiência de custódia realizada no plantão da Justiça Estadual”, fundamenta o magistrado da 2ª Vara Federal de Dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz