A Agência Estadual de Metrologia (AEM MS) acaba de criar um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Metrologia Digital – NUMED, que vai se dedicar ao estudo de novas tecnologias digitais e inovações aplicáveis ao campo da Metrologia.
O novo núcleo deverá operar em regime de cooperação técnica multi-institucional, com outras entidades da área tais como o INMETRO, universidades, centros de pesquisa, outros órgãos estaduais, tais como DETRAN e AGEMS, e entidades vinculadas aos setores produtivos.
O NUMED vai gerar projetos específicos, os quais serão submetidos à aprovação prévia do G-METRO, comissão da AEM MS que administra o Programa de Desenvolvimento da Estrutura Metrológica (PRO-METRO MS).
Como resultado das atividades e projetos do NUMED, espera-se uma significativa renovação nos processos e práticas metrológicas no Estado de Mato Grosso do Sul, com a adoção das mais recentes inovações da Metrologia Digital.
“Estamos investindo nas novas tecnologias metrológicas e nas parcerias estratégicas, com o objetivo de colocar a Agência Estadual de Metrologia na linha de frente do desenvolvimento dessa importante área, intimamente associada ao setor produtivo, na busca de eficiência, produtividade e qualidade de bens e serviços, inclusive os destinados à exportação”, enfatizou o diretor presidente da Agência Estadual de Metrologia, Marcos Derzi.
O NUMED deverá gerar seus primeiros projetos ainda no primeiro semestre de 2023.