A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, firmou um termo de Cooperação com as empresas Sementes Boi Gordo Ltda. e Manejo Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. A iniciativa vai garantir adubo para a agricultura familiar ao longo dos próximos dois anos.
Por semana, a estimativa é que as empresas doem 8 toneladas de material não curtido que será transformado em adubo. Já de material semi-pronto, a doação estimada é de um caminhão caçamba por mês.
Daniel de Oliveira Martins, da Semente Manejo, comentou que a parceria entre as empresas e a Prefeitura de Campo Grande, da qual eles fazem parte, tem muita importância dentro do âmbito ambiental e social. “Ao transformar os resíduos orgânicos em adubo, diminui-se a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários ou lixões, contribuindo para a redução do impacto ambiental”, disse.
Com as doações, a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio estimula a produção de adubo orgânico no município, que posteriormente é disponibilizado à agricultura familiar e aos pequenos produtores locais.
Para se ter uma ideia da importância desta ação, no ano passado a Divisão de Regularização Fundiária, Associativismo e Cooperativismo, que é um braço da Superintendência de Fomento ao Agronegócio, doou 60 toneladas. Já a Divisão de Insumos e Produtos para o Agronegócio entregou 172 mil toneladas de adubos.
Essa cooperação vai fomentar ainda mais este trabalho realizado junto aos pequenos produtores e vai garantir ainda sustentabilidade. “É oportuno a gente dizer que o material doado, no seu estado primitivo, não tem valor econômico atribuído, sendo normalmente objeto de descarte pelas empresas que trabalham com a produção e comércio de sementes. Então a gente faz essa conexão, fecha a cadeia produtiva, dando destino correto a esse resíduo e levando mais possibilidade de crescimento para os nossos agricultores”, disse Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.
As doações realizadas pelas empresas terão caráter gratuito, sem ônus ou encargos ao município, não havendo transferência de recursos financeiros entre as partes envolvidas.
Vantagens do uso do adubo orgânico:
• Reciclagem de nutrientes → os resíduos orgânicos contêm nutrientes importantes para o crescimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Ao transformar esses resíduos em adubo, os nutrientes são reciclados e reintroduzidos no solo, favorecendo o desenvolvimento das plantas.
• Redução do uso de fertilizantes químicos →a utilização de adubos orgânicos pode reduzir a dependência de fertilizantes químicos, que muitas vezes têm impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana.
• Melhoria da qualidade do solo → ao utilizar adubos orgânicos, a qualidade do solo é melhorada, tornando-o mais fértil e saudável, o que pode aumentar a produtividade das plantas.
• Economia de recursos → a produção de adubos orgânicos a partir de resíduos orgânicos é uma forma econômica e sustentável de obter fertilizantes, já que evita a extração de recursos naturais para produção de fertilizantes químicos.