Tereza Cristina fala sobre a importância dos 200 anos de Independência do Brasil

nossa conquista de independência da Coroa Portuguesa. Muitas tentativas já tinham acontecido, inclusive, Tiradentes morreu por essa causa. Mas foi Dona Leopoldina, quando recebeu a carta da Coroa Portuguesa, mandando que Dom Pedro voltasse a Portugal, aconselhou o marido que estava fora do Rio de Janeiro, a proclamar a Independência. Após se reunir com o conselho, foi ela que assinou esse decreto. Eu acho que isso é muito importante, nós estarmos comemorando. O Brasil completa 200 anos de liberdade e de independência política, explicou.”

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil já começaram. No dia 22 de agosto chegou ao Brasil, o coração de Dom Pedro I. Pela primeira vez, em quase 200 anos, Portugal permitiu que a relíquia fosse trazida ao Brasil, onde permanecerá exposta à visitação pública no Palácio do Planalto, de 25 de agosto a 5 de setembro. O retorno a Portugal será no dia 8 de setembro. No dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, o coração fará parte das celebrações na capital do país.

O Congresso Nacional realizará uma sessão solene, no dia 8 de setembro, com a presença dos presidentes de Portugal, de Cabo Verde e da Guiné-Bissau. Na ocasião, será inaugurada uma exposição permanente, retratando o Brasil e seus 200 anos de independência. Outras celebrações com eventos culturais e solenidades serão realizadas em diversas cidades brasileiras. O Banco Central também vai homenagear a data, lançando duas moedas comemorativas dos 200 Anos da Independência do Brasil.

Movimento #ProdutorPatriota

No período em que foi Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, convidava os produtores a hastear bandeiras do Brasil em suas propriedades para celebrar a Semana da Pátria. A ação ficou famosa nas redes com a hashtag #produtorpatriota. E por que não, estender esse convite a todos que têm orgulho de ser brasileiro e da história do Brasil, e querem demonstrar seu patriotismo?

“Em 2019, na Expointer, em Porto Alegre, eu sugeri que todos os produtores rurais pusessem uma bandeira na porta de sua fazenda, de sua casa, da sua empresa. Essa iniciativa super exitosa, recebeu o nome de “Produtor Patriota”. Todos tinham orgulho ao fazer esse gesto, de exibir a bandeira, a gente recebeu milhares de fotos das pessoas mostrando a sua bandeira, no trator, na porta da fazenda. E nesse ano, esse 7 de setembro muito especial que comemora os 200 anos da Independência do Brasil, eu acho que todo mundo deveria, os que já tem a bandeira, trocar por uma nova e os que não têm, colocar onde ela não esteja ainda tremulando”, explicou, convidando a população a aderir ao movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz