A Câmara Municipal de Campo Grande iniciou uma campanha de conscientização da população sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), destacou a importância da união de todos para manter os quintais e terrenos limpos, evitando a proliferação do mosquito.
De acordo com Carlão, é necessário que a população evite o acúmulo de água, que é o local onde o mosquito se reproduz. A Câmara está divulgando medidas preventivas nas redes sociais e demais canais de comunicação. Além disso, está pedindo à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para intensificar a borrifação ultra baixo volume (UBV), conhecido como Fumacê, nas regiões da cidade.
As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informam que circulam das 16h às 22h, mas para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que os moradores abram portas e janelas. O inseticida atinge os mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças.
Algumas medidas preventivas incluem manter as calhas dos telhados sempre limpas, não deixar água acumulada nas lajes, manter a caixa d’água bem fechada, guardar objetos que possam acumular água em local aberto, colocar o lixo em sacos plásticos e manter o terreno limpo.
A campanha da Câmara Municipal de Campo Grande visa alertar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti e evitar a propagação da dengue, chikungunya e zika vírus. A união de todos é fundamental para garantir a saúde da comunidade.