Exclusivo: Avó sabia que Sophia apanhava e mesmo assim negou na justiça; ouça áudio

O destino de Sophia Ocampo, de apenas 2 anos, espancada, estuprada e morta pela genitora e pelo padrasto no dia 26 de janeiro, poderia ter sido mudado. 

Se não fosse a omissão das pessoas que a cercavam. 

Tanto Christian Campoçano Leitheim quanto Stephanie de Jesus Dada Silva agrediam a pequena. Eles foram presos em flagrantes. 

Avó contou tudo 

Áudio gravado de uma conversa entre o pai Jean Ocampo e a avó materna, uma professora de 48 anos, revela que um ano antes, exatamente um ano antes do assassinato da menina, a mãe de Sthefanie sabia que a menina apanhava sem a genitora “medir a força”, vivia em meio a sujeira e sem nenhum cuidado. Na época, Sophia não tinha nem dois anos. 

A mulher mandou mensagem para Jean que foi encontrá-la. O encontro foi 27 de janeiro de 2022, após ela mesma chamar Jean para conversar e contar sobre a situação de maus tratos da neta. 

No dia 31 de janeiro de 2022, Jean novamente percebeu hematomas na filha e foi até a DPCA (Delegacia de proteção à criança e ao Adolescente) e lavrou um boletim de ocorrência. 

No dia 17 de março de 2022, Sthefanie e a avó foram chamadas para prestar depoimento.

Ambas negaram situação de maus tratos. A avó chegou a dizer que filha estava “estressada porque havia casado novamente e estava grávida”. Também negou que tivesse dito a Jean que a menina estava mal alimentada, é que usou a palavra “insalubre” porque com a gravidez, a filha estava deixando o serviço acumular. 

Cronologia da morte 

No dia 24 de outubro de 2022, o Ministério Público Estadual pediu o arquivamento dizendo que as lesões da “suposta vítima” seriam decorrentes de “brincadeiras de criança”.

“No presente caso, verifica-se que as lesões ocorridas na suposta vítima foram em decorrência de brincadeira da criança, bem como em audiência (fl. 59), o genitor relatou que não notou mais nenhum fato m inadequado com a criança. Ante o exposto, em razão da atipicidade material do fato o Ministério Público requer o arquivamento do feito, com as anotações de estilo”, concluiu o promotor

O parecer do MPE foi acatado pela Justiça em 17 de novembro de 2022, um dia depois, Sophia quebrou a perna. A fratura teria ocorrido após uma agressão. A suspeita é que Christian tenha dado um chute na perna da menina, causando fratura na tíbia. 

No dia 22 de novembro, mais um BO foi feito por Jean e seu companheiro Igor. Infelizmente eles não conseguiram, e Sophia morreu, após mais de um ano sofrendo incontáveis torturas nas mãos de quem deveria protegê-la, mas foram seus algozes. 

Áudio resgatado 

Ae para a polícia a avó de Sophia negou a situação de maus tratos, para Jean ela havia narrado um cenário totalmente diferente. 

No áudio, uma longa conversa entre Jean e a genitora de Sthefanie, a mulher se comprometeu a falar na justiça que Sophia sofria maus tratos e vivia em local insalubre, a ponto de um gato morto ficar debaixo do sofá por uma semana. 

A reportagem expõe parte do áudio – que é longo, e transcreve também algumas partes. 

Jean: diz que ficou muito preocupado após a avó de Sophia mandar mensagem e vai até lá conversar com ela. A conversa amistosa no início se desenrola para uma narrativa do que a criança sofria na casa da genitora, contada pela própria avó. 

A mulher então diz que relacionamentos acabam, mas que Sophia seria o mais importante para ela e começa a falar:

Avó da Sophia: Eu e a dona Sthefanie entramos num estresse bem bravo, me proibiu de ir lá e falou que a casa é dela, porque ela quem manda na vida dela e a limpeza do lugar não tava daquele jeito. Eu fiquei de férias 30 dias sem ir lá, fiquei doente e mandava mensagem, mas ela nunca responde nem com um oi, tudo bem e tchau, mas nada. Eu estava doente e assim quando ela precisa, ela me chama. Me empresta 50 reais, daí eu mando no pix, pede pra eu pegar no posto e eu vou, no caso dela deu abandono de emprego de tanta falta. Então eu tive que agir, xinguei mesmo é coisa que nunca fiz na vida, ele tava bravo e tô vendo que ele fez uma lavagem cerebral na Sthefanie. Eu ainda disse pra ela que não estava lá por conta da casa, porque isso era problema dela e sim por conta da minha neta mora aqui dentro e tem um outro dentro da barriga, esse menininho é dele. 

Sujeira e insalubridade: 

Neste trecho a genitora de Sthefanie fala sobre a sujeira do lugar. 

Avó da Sophia: Tem mosca varejeira em todo lugar, uma imundice, tudo e nisso eu não tinha o que reclamar, porque com você era impecável. Parede com teia de aranha e sujeira, ela tá com um homem encostado que não ajuda nem a tirar o prato do lugar e agora você tá nessa imundícia. Ela disse que eu tinha acabado com relacionamento dela; porque xinguei tudo o cara, ele dentro do quarto e não sai dentro. Eles vieram aqui na minha mãe e disse que tinha dinheiro pra ajudar a pagar a faxina, os produtos de limpeza tá até dentro do carro e eu tenho que ir devolver pra sua mãe que foi ela quem ajudou, pedi ajuda e disse que estava sem dinheiro.

Proibição de contato

A avó então conta que a família foi proibida de ir até a casa. 

Avó da Sophia: Ela (avó da acusada) passou na casa da Stephanie e ficou horrorizada com o que viu, no entanto, que disse que nem precisava pagar. Ela não quer que sua mãe vai lá, porque ela não quer que as pessoas vejam como está lá dentro e eu tenho a chave de lá. Eu fui lá com a minha mãe e ela tá prova, a Sthefanie tinha saído e pelo que sabemos ela tava na casa da sogra e não tinha voltado. A minha mãe queria ver a Sophia, porque ela liga e a Sthefanie não atende, então pegamos o carro e fomos lá. Essa é a minha preocupação, a Sophia e que vive doente.”

Hematomas e força bruta 

Preocupado o pai Jean questiona: “Você viu os hematomas nela? Esse dias peguei ela e fiquei louco, desesperado. Porque assim Del, eu conversei com o Igor e se fosse eu e tivesse vindo da minha casa com esses hematomas, ela tinha chamado a Polícia e estava dando depoimento.”

Avó da Sophia: Enquanto eu estiver viva, eu vou ajudar no que posso os meus netos e tem mais um vindo aí, infelizmente tem mais um vindo aí. Ela não tem maturidade para cuidar dessas crianças, naquela casa suja e a minha mãe sentada no sofá escutando, ela quase teve um infarto. A minha mãe tá numa tristeza e não tive coragem de mostrar a mensagem dela falando que não quer a gente lá. E ela começou a falar as coisas, mas eu disse que não queria mandar na casa dela e falei que iria denunciar ela pro Conselho Tutelar, a Sthefanie nem sonha que eu estou falando com você e eu não vou entrar lá. Vocês estão raramente pegando a Sophia 

Nesse momento a avó materna conta ao pai da criança, que a genitora não media forças.

Avó da Sophia: Ela não mede forças para bater na Sophia, toda criança faz arte e esses dias ela tava com roxo aqui, eu perguntei o que era, disse que a menina caiu e os roxos nas pernas e nos braços. Teve um dia que ela deu um tapa na Sophia na minha frente e eu quase vooei em cima dela, ficou aquela mancha vermelha na menina e falei olha a tua força , ela fica nervosa e não tem paciência, tem mais um menino e ele tem problema, ele é imperativo e agora tem mais um. São três e sinceramente não vai dar conta de cuidar dessas crianças, o cara entrou de mala e cuia. Ela ainda tava trabalhando quando eu cuidava da casa, tava lá na ***** e quando eu ia toda quarta-feira, por isso eu tenho a chave é um dia eu cheguei e dei de cara com esse homem. Na época ela tava namorando um tal de marcos, perguntei quem era ele e ela disse que era ele, eu falei pra ela que nós nos afastamos dela por conta disso, porque o cara é recluso, não gosta de ninguém e fica nisso até na hora que explode. Ela tá assim nesse cabresto, pq tá grávida. Ela ainda tem sorte que o plano de saúde vai cobrir e tá efetivo até o aniversário dela, o direito dela é até os 24 anos. Essa é a minha grande preocupação, porque até sua mãe quase não está vendo a nenê e fala na frente da sua mãe porque ela precisa da sua mãe, mas ela disse pra mim que vai lá sem avisar e eu conversei com a tua mãe sobre isso. Isso que ela foi lá levar os produtos de limpeza e viu a casa do jeito que tava. 

Guarda

Preocupado, Jean pergunta  o que fazer: 

Pai Sophia: Só que assim Del, o que eu faço?! Vou atrás da guarda da Sophia? Vou pegar a guarda dela pra mim e eu cuidar, eu queria colocar a Sophia no meu plano de saúde, mas eu teria que pegar a guarda dela e vai dar uma briga com a Sthefanie. Eu tenho toda a documentação da Sophia no meu emprego e vou incluir ela, que ela é minha dependente. Eu fico assim, eu nunca imaginei a Sophia ficar longe da Sthefanie, mas não dá, pelo jeito que você tá me falando. Vai vir outra criança e vai ter cuidar de mais duas crianças.

Avó da Sophia: Ligaram do serviço dela aqui em casa e perguntaram aonde ela estava, porque fazia mais de 20 dias que ela estava sem ir trabalhar. Falei até que ia ser mandada embora por justa causa, pq gravidez não é doença e ela não tá nem aí se vai ficar sem emprego ou nao. Aí ela diz que eu tô me metendo demais na vida dela, ela disse que estou proibida de ir na casa dela. Eu não consigo fazer nada, a minha preocupação é Sophia e eu precisava falar com você por isso, porque se não as pessoas veem só um lado e eu tô muito preocupada. 

Pai da Sophia: Depois que me separei dela, eu não consegui pegar a Sophia é isso só aconteceu depois que ela foi na Justiça comigo e que a mulher pegou e falou que ela deveria deixar a Sophia ficar comigo, independente com que eu estiver.

A avó garante que vai ajudá-lo, porém, quando ele toma atitude, a mulher voltou atrás. 

Créditos na matéria completa: A Onça

Matéria Original: https://www.aonca.com.br/exclusivo-avo-sabia-que-sophia-apanhava-e-mesmo-assim-negou-na-justica-ouca-audio/

2 thoughts on “Exclusivo: Avó sabia que Sophia apanhava e mesmo assim negou na justiça; ouça áudio

  1. Não sei se é só aqui no MS. Mas o MPE deixa a desejar demais nos direitos das crianças… Eu entreguei com um pedido. O MPE aceitou a extinção do processo sem a conclusão. Fui na corregedoria queria que eu descobrisse que era o responsável do processo sendo que fica em segredo de justiça…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz