Visando promover a troca de experiências nas práticas pedagógicas e aumentar a motivação no trabalho, o Sebrae/MS está promovendo a palestra “Motivação e Trabalho em Equipe” voltada para educadores da rede pública e privada de ensino, por meio do Programa de Educação Empreendedora. A ação iniciada em janeiro segue até o mês de março, nas cidades de Bela Vista, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Rio Brilhante e Rio Verde de Mato Grosso.
“Nós estamos retomando o atendimento nas escolas em 2023 levando para os professores e gestores escolares a pauta da motivação e do trabalho em equipe, pois entendemos que o educador entusiasmado, comprometido e interessado vai impactar diretamente no processo de ensino-aprendizagem, transmitindo uma educação muito mais efetiva e de qualidade para os estudantes”, disse a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.
Por meio da palestra, são apresentados conceitos de motivação, além dos benefícios, técnicas motivacionais e trabalho em equipe, liderança, autoconhecimento, autorresponsabilidade, inteligência emocional, comprometimento. Tudo isso torna o dia a dia mais “harmonioso e produtivo”, conforme apontou o professor Renato Soares da Silva, de Rio Verde de Mato Grosso.
“Foi um dia de grande aprendizado, onde pudemos trabalhar a temática da liderança, além de nos ensinar e trabalhar nossas emoções ao olhar para dentro de nós, nos conhecendo como pessoas para que possamos nos descobrir e sermos profissionais melhores”, avaliou.
Rio Verde de Mato Grosso é um dos municípios que recebe as soluções do programa Educação Empreendedora, por meio de outra iniciativa do Sebrae/MS: o Cidade Empreendedora. Com o objetivo de promover o desenvolvimento local das cidades participantes, um dos principais eixos trabalhados por esse programa é Educação com a proposta de fomentar o empreendedorismo nas escolas e apresentar às crianças e adolescentes o empreender como uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, além de possibilidade de carreira.
Ao todo, no último ano, 33 municípios pertencentes ao Cidade Empreendedora foram atendidos com soluções no âmbito educacional. Dentre os municípios atendidos, além de Terenos e Rio Verde de Mato Grosso, estão: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Sonora.
Educação empreendedora
Ao longo dos anos, o Sebrae desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática. De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, além de trazer novas possibilidades para as crianças, o conteúdo leva em consideração a realidade de cada município, o que proporciona o envolvimento da comunidade.
“Nosso principal objetivo ao levar a educação empreendedora para as escolas é fazer com que esses estudantes que recebem as metodologias do Sebrae desenvolvam características e comportamentos empreendedores. Esse conhecimento irá apoiá-los no seu desenvolvimento pessoal e prepará-los para futuramente decidirem sua profissão e estarem aptos para as exigências do mercado de trabalho”, destacou a gestora.
Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br