Campo Grande e cidades do MS estão em alerta para fortes chuvas

Nesta sexta-feira (9), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul: um de tempestade e outro de chuvas intensas. Os avisos permanecem válidos até às 10h de sábado (10).

Alerta de Chuvas Intensas

Para os municípios sob alerta amarelo – chuvas intensas –, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O risco é considerado baixo para cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As cidades sob esse alerta incluem: Anaurilândia, Angélica, Aquidauana, Batayporã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia, Taquarussu e Terenos.

Alerta de Tempestade

Já os municípios em alerta laranja – tempestade – podem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 km/h) e possível queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos é considerado moderado a alto.

As áreas afetadas por esse alerta abrangem regiões do sudoeste, centro-norte e leste do estado.

Recomendações

Em ambos os casos, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Recomenda-se ainda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em caso de falta de energia, a Energisa orienta que os consumidores entrem em contato pelo WhatsApp (Gisa) no número (67) 9 9980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.

Previsão para o fim de semana

A previsão do tempo já apontava a possibilidade de mudanças climáticas significativas a partir desta sexta-feira, com a chegada de uma frente fria. A expectativa é de instabilidade em diversas regiões do estado ao longo do fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz