A partir desta quinta-feira (17), Campo Grande entra em ritmo de feriadão prolongado. Com ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, os serviços públicos serão suspensos até segunda-feira (21), quando se comemora o feriado nacional de Tiradentes. A pausa de cinco dias impacta o funcionamento de órgãos públicos, transporte coletivo, comércio e bancos, exigindo atenção da população para evitar transtornos.
Transporte coletivo com operação especial
A Agetran informou que haverá plano operacional especial para o transporte público. Na Sexta-Feira Santa (18), os ônibus circularão com a tabela de sábados, e algumas linhas terão funcionamento adaptado para atender demandas industriais. No sábado (19), o funcionamento seguirá o padrão dos sábados, enquanto na segunda-feira (21), apenas algumas linhas operarão com a tabela de sábado, e o restante, com horários de domingo e feriado.
Para amenizar o impacto, dois veículos de reserva com tripulação estarão disponíveis nos terminais entre 5h30 e 8h e das 16h às 18h30.
Comércio fecha na sexta, mas abre no feriado
De acordo com a CDL-CG, o comércio estará fechado na Sexta-Feira Santa. Já na segunda (21), as lojas poderão abrir, desde que as empresas comuniquem o sindicato com antecedência e paguem a taxa de R$ 24 por funcionário. Trabalhadores têm direito a folga compensatória e adicional de 7% sobre o piso salarial. O horário permitido será das 9h às 18h.
Bancos e Correios: atendimento suspenso
As agências bancárias ficarão fechadas nos dias 18 e 21. A única alternativa para transações será o PIX, que segue funcionando normalmente. Os Correios também não abrirão durante os feriados. Já no sábado (19), algumas agências com atendimento habitual abrirão, mas a recomendação é que os usuários antecipem suas demandas.
Governo decreta feriadão para servidores
O governador Eduardo Riedel decretou ponto facultativo na quinta-feira (17), estendendo o descanso até segunda-feira (21). A medida também foi adotada pela Prefeitura de Campo Grande. Contudo, serviços essenciais como saúde seguirão em funcionamento.
Detran e serviços públicos online
O Detran-MS informou que todas as agências estarão fechadas. Porém, 95% dos serviços estão disponíveis na plataforma digital “Meu Detran” e no app Detran MS.
Supermercados e shoppings: funcionamento variável
A AMAS garantiu que os supermercados poderão funcionar normalmente, desde que ofereçam folga compensatória aos colaboradores. Já os shoppings terão funcionamento diferenciado:
Bosque dos Ipês: fecha as lojas na sexta, mas mantém lazer e alimentação das 11h às 21h.
Norte Sul Plaza: apenas algumas lojas e o Fort Atacadista funcionarão.
Shopping Campo Grande: gastronomia e lazer abertos na sexta, com funcionamento normal a partir do sábado.
Pátio Central: fechado na sexta, abre com horário especial nos dias seguintes.
Bioparque e TJMS também entram no recesso
O Bioparque Pantanal funcionará de quinta (17) a sábado (19), das 8h às 14h30, com agendamento obrigatório. Já o TJMS suspenderá o expediente e só retorna na terça-feira (22). O plantão judiciário estará ativo para casos de urgência.
Casa da Saúde e delegacias
A Casa da Saúde estará fechada durante todo o feriado e retoma os atendimentos na terça-feira. A orientação é para que os usuários retirem os medicamentos até quarta (16). Quatro delegacias de Campo Grande manterão o atendimento 24 horas: 4ª DP, Depac Centro, Cepol e Deam.