Ana Portela, candidata a vereadora pelo PL em Campo Grande, decidiu fazer uma pausa em sua campanha em Campo Grande para dar um pulo em São Paulo e participar do movimento de 7 de setembro convocado por Jair Bolsonaro. Com a Avenida Paulista como plano de fundo, Portela compartilhou em suas redes sociais que estava ali para “resgatar o patriotismo” e lutar pela liberdade. No vídeo, ela encerra com a frase impactante: “A luta é pelo nosso Brasil”.
Em sua fala, Ana destacou a importância das eleições de 2024 como um ponto crucial para fortalecer a base do ex-presidente Bolsonaro e se preparar para 2026. Com um apelo direto, ela pediu à população que não desistisse do país, deixando claro o seu comprometimento com a causa bolsonarista.
Já no palco, Jair Bolsonaro voltou a defender anistia para os presos de 8 de janeiro e mostrou confiança de que sua inelegibilidade, imposta pela Justiça Eleitoral, será revertida pelo Congresso Nacional. Em um tom ainda mais forte, o ex-presidente encerrou sua participação pedindo o impeachment de Alexandre de Moraes, mesmo com o risco de ser indiciado em um novo inquérito pelo ministro. “Devemos botar freios em quem rompe o limite das quatro linhas da nossa Constituição. Espero que o Senado freie Alexandre de Moraes, esse ditador que faz mais mal ao Brasil do que o próprio Lula”, disse Bolsonaro.
A manifestação atraiu uma multidão que começou a se concentrar no local desde a manhã. Bandeiras do Brasil e de Israel, junto a cartazes com “Fora Xandão”, dominaram o cenário. Mensagens de apoio a Elon Musk, o dono da rede social X (antigo Twitter), que enfrentou ordens de Moraes, também estavam em destaque entre os participantes.
Estima-se que entre oito a dez quarteirões da Avenida Paulista ficaram lotados de pessoas. O pastor Silas Malafaia, uma das figuras de destaque no evento, observou que o público parecia “um pouco menor que o de fevereiro”, mas os discursos terminaram com a mesma força, por volta das 16h30.