FPIZ e Famasul promovem nesta terça reunião para discutir invasões de propriedades e marco temporal em MS

O deputado estadual Coronel David (PL), coordenador da FPIZ (Frente Parlamentar Invasão Zero) e da FDDP (Frente de Defesa do Direito de Propriedade) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, organizam uma reunião estratégica para debater as recentes invasões de propriedades no estado e as discussões sobre o marco temporal, tema de grande relevância no cenário nacional.

O encontro acontecerá amanhã, dia 3 de setembro, às 8h, no Plenário Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa. Foram convidados membros das frentes de trabalho da ALEMS e da Famasul, além de representantes da Acrissul, Novilho Precoce MS, Nelore MS, Funai, e da OAB-MS. Às 9h, a imprensa terá acesso ao local, seguida de uma entrevista coletiva.

A reunião ocorre em meio a um contexto de crescente tensão no campo devido ao aumento das invasões de propriedades rurais e urbanas em Mato Grosso do Sul, especialmente na Região da Grande Dourados, em Douradina, o que intensifica as discussões sobre o marco temporal, critério que pode definir os limites das terras indígenas com base na Constituição de 1988.

Coronel David destaca a importância de unir esforços para garantir que os direitos dos produtores rurais e defensores do direito de propriedade sejam respeitados. Marcelo Bertoni ressalta a necessidade de discutir a insegurança jurídica enfrentada pelos produtores e o reconhecimento dos direitos de todos os envolvidos.

A reunião também abordará as tratativas conduzidas em Brasília pela comissão especial de conciliação designada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por mediar as questões relacionadas ao marco temporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz