Nesta terça-feira (30), a Polícia Federal lançou a Operação Leafdown, um esforço significativo no combate ao abuso sexual infantil. A operação envolveu buscas e apreensões em 12 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, e já resultou na prisão de 20 pessoas.
A PF executou 39 mandados em todo o país, com dois deles sendo cumpridos em Campo Grande. A investigação começou na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, que analisou denúncias relacionadas a crimes de abuso sexual infantil online.
Os suspeitos enfrentam acusações de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além de Mato Grosso do Sul, a operação tem alvos em mais 11 estados: Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
O nome da operação, Leafdown, faz alusão ao trabalho investigativo de desmantelar redes de usuários que adquirem e distribuem material de abuso sexual infantil na internet.