Organização criminosa que aplicava golpes de falsos empréstimos é alvo em MS

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil do Paraná desencadeou uma grande operação contra uma organização criminosa especializada em fraudes de empréstimos falsos. Batizada de Fallen Fox, a operação busca desmantelar um esquema que causou danos estimados em R$ 3 milhões em menos de um ano, com vítimas espalhadas por todo o Brasil. Ao todo, estão sendo cumpridos 79 mandados, abrangendo não apenas Curitiba e Araucária, no Paraná, mas também cidades na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Dentre os mandados, 43 são de prisão e 36 de busca e apreensão, além de ações para bloquear bens e valores em contas bancárias e investimentos. A organização criminosa operava criando anúncios falsos em plataformas online, onde falsos atendentes se passavam por funcionários de instituições financeiras. Um dos envolvidos no esquema recebia R$ 60 mil por mês só para criar esses anúncios fraudulentos.

O delegado Ricardo Casanova, da Polícia Civil do Paraná, explicou como os criminosos agiam. Segundo ele, os golpistas eram extremamente meticulosos, criando uma falsa sensação de segurança nas vítimas. Utilizavam termos técnicos bancários e ofereciam condições de empréstimo que pareciam muito melhores do que as do mercado. Antes de liberar o crédito prometido, exigiam o pagamento de várias taxas fictícias, como comprovação de renda, aumento de score de crédito, IOF e Imposto de Renda. A maneira convincente com que o golpe era apresentado fazia com que muitas vítimas só percebessem o engano após perderem grandes quantias de dinheiro.

Os depósitos eram direcionados a contas de operadores financeiros, que movimentavam o dinheiro e o repassavam aos líderes do esquema. Para aumentar a credibilidade dos golpes, a organização usava o código de área 11, de São Paulo, para simular uma localização mais confiável.

A Operação Fallen Fox é um desdobramento da Operação Downfall, realizada em 4 de maio de 2023 pela Polícia Civil do Paraná e pela Polícia Federal, que visava combater o tráfico internacional e interestadual de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz