Presídios de Mato Grosso do Sul são alvos de operação contra a comunicação entre criminosos

Os presídios de Mato Grosso do Sul estão sendo alvo da quinta fase da Operação Mute, iniciada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública) nesta quarta-feira (24). A PED (Penitenciária Estadual de Dourados) foi a primeira unidade a passar pela revista.

O objetivo principal dessa operação é identificar e retirar aparelhos celulares encontrados nas unidades prisionais, visando combater a comunicação ilegal de grupos criminosos e reduzir os índices de violência em todo o país.

Equipes estão revistando pavilhões e celas com o suporte operacional do Cope (Comando de Operações Penitenciárias), garantindo a segurança durante o processo de retirada dos presos.

Em Mato Grosso do Sul, a operação está sendo coordenada pela Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Além deste estado, mais de 16.700 policiais penais estão envolvidos na revista de presídios por todo o Brasil até a próxima sexta-feira (26). A expectativa é apreender mais de 4 mil celulares e 1,7 mil objetos cortantes das celas.

A Operação Mute recebeu este nome por significar “mudo” em inglês, refletindo a intenção de interromper a comunicação externa dos detentos, com foco especial na apreensão de dispositivos de comunicação proibidos, como telefones celulares.

A Senappen irá divulgar os resultados das inspeções ao término da operação em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz