O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Federal, lançou nesta quinta-feira (27) a Operação CashBack, abrangendo quatro estados brasileiros. A organização criminosa alvo dessa ação atuava no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do TJ/RJ. A operação visa desmantelar uma rede criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Além disso, as autoridades cumpriram medidas de sequestro de bens e bloqueio de contas dos suspeitos. As investigações começaram em janeiro de 2022, quando R$ 1,5 milhão foram apreendidos escondidos na carroceria de um carro que ia do Rio de Janeiro para São Paulo.
Durante as investigações, a Polícia Federal fez duas grandes apreensões de drogas ligadas ao grupo, em maio de 2022. Na primeira, foram encontrados cerca de 805 kg de cocaína em Piraí/RJ. Na segunda, aproximadamente 808 kg de cocaína foram apreendidos em Seropédica/RJ. As drogas tinham como destino comunidades controladas por facções criminosas no Rio de Janeiro.
Os membros da organização investigada, já denunciados pelo GAECO/MPRJ, podem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.