Dois mato-grossenses, de 26 e 28 anos de idade, foram presos nesta terça-feira (13) acusados de liderar esquema de furtos de módulos eletrônicos de caminhões. As peças têm alto valor comercial e funcionam como o “cérebro” de veículos pesados.
Os crimes ocorreram em Dourados (a 251 km de Campo Grande) e os acusados foram presos em Rondonópolis (MT) por policiais civis de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, no âmbito da Operação Hermes.
De acordo com o delegado Erasmo Cubas, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais), além dos mandados de prisão, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Rondonópolis, cidade que fica a 718 km de Dourados. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça douradense.
As investigações começaram há três meses para esclarecer a autoria de série de furtos de módulos de veículos pesados ocorridos em Dourados e região entre os meses de setembro de 2022 e março de 2023. Segundo a polícia, o grupo criminoso teria praticado pelo menos 30 furtos em Dourados, causando prejuízo de meio milhão de reais.
Após a última ação do grupo, policiais civis locais iniciaram diligências com apoio da delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados e da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) de Rondonópolis.
Os policiais descobriram que os criminosos vinham daquela cidade mato-grossense e aproveitavam feriados prolongados para cometer os crimes. Nessas datas, os caminhoneiros deixavam os veículos parados, permitindo vários furtos em curto espaço de tempo. Além disso, os bandidos ganhavam tempo para fugir, pois as vítimas só notavam a falta da peça bem depois do crime.
Com base nas investigações, a polícia pediu ao Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão e de prisão, cumpridos hoje de manhã. A. S. P., 28, e M. L. E. S., 26, são apontados como mentores dos crimes. Celulares, documentos e objetos de interesse da investigação foram apreendidos.
– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS