Campo Grande amanheceu nesta quarta-feira (28) com chuva, marcando o início da virada no tempo que deve culminar em frio intenso até o fim da semana em todo o Mato Grosso do Sul. A precipitação acumulada durante a madrugada já alcançou 28,8 milímetros, conforme dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Além da capital, também há registros de chuva em diversos municípios do interior, como Ivinhema, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Aquidauana, Maracaju, Dourados, Corumbá, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim e Itaquiraí.
A chegada da frente fria marca mudanças bruscas nas condições climáticas nesta quarta. Estão previstas chuvas de fraca a moderada intensidade, com possibilidade de tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento. A mudança nos ventos será perceptível ao longo do dia, passando do quadrante norte para o sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h — e, em pontos isolados, podendo ser ainda mais fortes.
Temperaturas despencam e mínima invertida pode ocorrer
O fenômeno da “mínima invertida”, quando a menor temperatura do dia ocorre no fim da tarde ou à noite, deve se confirmar hoje. O amanhecer já foi gelado em várias cidades:
Ponta Porã: 10,9°C
Sete Quedas: 11,9°C
Corumbá: 12,8°C
Porto Murtinho: 13,8°C
Dourados: 14,6°C
Itaquiraí: 15,1°C
Campo Grande: 17,6°C
A previsão aponta queda acentuada nas temperaturas principalmente na metade sul do Estado. Nas regiões de Dourados, Conesul e Sul-Fronteira, as mínimas podem atingir entre 5°C e 8°C, enquanto as máximas devem variar de 18°C a 20°C.
Na capital, os termômetros devem marcar entre 9°C e 12°C, com máxima prevista de até 23°C. Já no sudoeste e no Pantanal, as mínimas devem variar entre 9°C e 13°C, com máximas de até 24°C.
Nas regiões norte, bolsão e leste de Mato Grosso do Sul, as mínimas ficam um pouco mais elevadas, entre 12°C e 16°C, e as máximas podem atingir os 26°C.
Alerta de frio e ventos fortes permanece
Com o avanço da frente fria, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia emitido alerta de tempestade, o que deve se manter ativo por conta do risco de ventos intensos e queda brusca nas temperaturas. A orientação é redobrar os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.