Virgínia Fonseca entra na CPI das Bets com habeas corpus e ouve alerta de Soraya sobre dilema do prisioneiro

A influenciadora digital Virgínia Fonseca, seguida por mais de 53 milhões de pessoas nas redes sociais, compareceu na manhã desta terça-feira (13) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas Esportivas, no Senado Federal, carregando mais que a expectativa do público: entrou amparada por um habeas corpus preventivo concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe garantiu o direito ao silêncio.

Acompanhada de dois advogados, Virgínia recebeu a palavra por 20 minutos, mas visivelmente nervosa, não utilizou nem um quarto desse tempo. Em menos de cinco minutos, encerrou sua fala inicial, limitando-se a poucas palavras.

Coube à senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI, dar o tom da sessão. Em sua fala inicial, Soraya utilizou a emblemática “teoria do prisioneiro” — estratégia amplamente conhecida no meio jurídico e investigativo — para alertar sobre os riscos de omissão. “Quando vários réus agem em conjunto em um crime, todos tendem a se beneficiar se permanecerem em silêncio. Mas o problema é que quase sempre um acaba delatando os outros. Quem permanece calado, muitas vezes, recebe penas mais severas. Já quem decide colaborar com a Justiça, acaba absolvido ou com pena reduzida”, afirmou a senadora, olhando diretamente para Virgínia.

De forma sutil, mas incisiva, Soraya ainda citou a existência de diversas investigações em andamento, muitas delas sob sigilo judicial. “É apenas para a senhora refletir”, reforçou, num recado claro à depoente.

Preocupada com a integridade das informações e com a exposição desnecessária dos envolvidos, a senadora ainda alertou sobre a possibilidade de interrupção da transmissão ao vivo, caso houvesse tentativa de constrangimento ou exposição indevida. “Nosso objetivo aqui não é atacar ninguém. A CPI tem como missão apurar crimes graves como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e dar transparência à sociedade brasileira”, concluiu Soraya.

O depoimento segue em andamento, e o Política Voz acompanha em tempo real todos os desdobramentos desta que promete ser uma das oitivas mais aguardadas da CPI das Bets.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz