A senadora Soraya Thronicke (MS) celebrou nesta segunda-feira a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 115/2023, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A parlamentar é uma das autoras da proposta, que altera o Regimento Interno do Senado para ampliar de seis para 12 meses o prazo de exercício dos cargos de líder e vice-líder da bancada feminina.
Atualmente vice-líder da bancada, Soraya destacou que o prazo anterior era insuficiente para desenvolver ações concretas. “Desde a criação da Liderança Feminina, notamos que seis meses é pouco para trabalhar e implementar projetos. Por isso propusemos a ampliação para 12 meses”, enfatizou.
Diferentemente das demais lideranças da Casa Alta, que não possuem prazo definido e são escolhidas por indicação, o projeto também determina que a escolha da liderança feminina se dará por meio de eleição interna.
Após a aprovação na CCJ, o PRS 115/2023 segue para análise da Comissão Diretora do Senado (CDIR). A expectativa é que a eleição para os novos cargos da bancada feminina ocorra no fim de abril ou início de maio.
O gabinete da bancada feminina foi instalado no início de abril, resultado de uma série de cobranças lideradas por Soraya e outras senadoras, reforçando a luta por mais representatividade e estrutura de atuação no Senado.