Mato Grosso do Sul iniciou a manhã desta segunda-feira (28) sob baixas temperaturas e tempo instável. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros registraram mínimas de até 15°C na região extremo sul do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a formação de um ciclone extratropical no último domingo (27) intensificou as instabilidades atmosféricas, mantendo a previsão de chuvas ao longo desta segunda-feira. A tendência é de que o avanço de uma massa de ar frio na retaguarda da frente fria provoque queda ainda mais acentuada nas temperaturas na terça (29) e quarta-feira (30), especialmente na metade sul do Estado, com mínimas que podem variar entre 12°C e 14°C.
Em Campo Grande, a manhã começou chuvosa, com mínima de 20°C e previsão de máxima de 27°C. Em Dourados e Anaurilândia, as temperaturas oscilam entre 16°C e 19°C pela manhã, com máxima também prevista de 27°C. Já em cidades ao sul, como Ponta Porã e Iguatemi, a mínima registrada foi de 15°C, e a máxima deve atingir 26°C.
A chuva intensa também atinge a região sudoeste e o Pantanal, afetando municípios como Porto Murtinho e Corumbá, onde as mínimas variam entre 17°C e 19°C e as máximas podem alcançar de 27°C a 30°C. No norte e na região do Bolsão, os termômetros indicam mínimas entre 22°C e 23°C e máximas de até 29°C, como é o caso de Coxim e Três Lagoas.