Velório do papa: 90 mil já se despediram de Francisco; 2º dia teve fila de apenas 15 minutos

Cerca de 90 mil fiéis já passaram pela Basílica de São Pedro, no Vaticano, para se despedir do papa Francisco. O número foi divulgado pelo Vaticano na tarde desta quinta-feira (24) e representa a intensa mobilização de peregrinos do mundo todo desde o início do velório, na quarta-feira (23).

Apesar da grandiosidade da ocasião, o segundo dia de homenagens foi marcado por um fluxo mais tranquilo e organizado. Enquanto na véspera houve relatos de até cinco horas de espera, nesta quinta muitos visitantes enfrentaram apenas 15 minutos de fila ao final da tarde. Ainda assim, picos de movimentação foram registrados ao longo do dia.

As visitas à basílica foram temporariamente suspensas por 1h30 apenas para limpeza, mas a movimentação se manteve constante. O cenário evidencia o carinho e a devoção dos católicos ao pontífice argentino, cuja saúde já inspirava preocupações nas últimas semanas.

Muitos dos presentes vieram à capital italiana com outro propósito: a canonização do jovem Carlo Acutis, prevista para domingo (27), mas cancelada após a morte do papa. Grupos de jovens marcaram presença em peso. “Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir dele, e estaremos no funeral no sábado”, afirmou Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo da diocese de Wilmington, nos Estados Unidos.

Na fila, era comum ver a camiseta da seleção argentina, a “Celeste”, usada como símbolo de identidade e orgulho. “É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é inspirador ver como ele foi resiliente, sempre guiado pelo amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele”, comentou a psicóloga Rosario Romero.

Tiago Ventura, do Espírito Santo, contou que chegou a Roma dois dias antes, mas preferiu não encarar a fila logo de início. “Hoje viemos preparados para esperar duas horas, mas estamos ansiosos por participar desse momento.”

Com o feriado do Dia da Liberação na Itália nesta sexta-feira (25) e a aproximação do funeral, marcado para o sábado (26), a expectativa é de que o fluxo de fiéis aumente ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz