A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foi eleita por unanimidade 3ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada nesta segunda-feira (7), em Brasília. A escolha reforça o protagonismo da Capital nas pautas de interesse nacional e destaca a representatividade feminina na liderança municipal, em um cenário onde apenas duas mulheres estão à frente de capitais brasileiras.

A eleição foi realizada na tarde dessa segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da FNP, em Brasília; o evento segue até hoje, terça (8).
Eleita para o mandato de 2025 a 2027, Adriane Lopes é uma das duas únicas mulheres eleitas prefeitas de capitais no Brasil, junto com Emília Corrêa (PL), de Aracaju. Antes disso, Adriane foi eleita para o biênio de 2023 a 2025 para o cargo de vice-presidente de Desenvolvimento Social da diretoria da FNP. Ainda em 2023, na capital federal, quando as discussões da FNP foram levadas para o Senado, a chefe do executivo municipal foi a única Prefeita a apresentar e defender as cinco emendas da Frente para os senadores; o projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.
“Quando as mulheres ocupam cargos e conquistam espaços de poder, estamos influenciando outras mulheres a querer estar nesses espaços. A presença feminina na gestão pública não é temporária; estamos exercendo um direito de maneira permanente. Esta eleição e posse como vice-presidente é motivo de orgulho e alegria, mas também de grande responsabilidade, pois Campo Grande terá uma representante nas discussões nacionais que impactam a vida das pessoas. Teremos uma cadeira em uma das principais entidades que defendem os interesses dos municípios e dos gestores públicos. A nossa capital tem muito a ganhar e vamos lutar ainda mais por benefícios para nossa cidade”, destacou a prefeita.