Adriane Lopes dá exemplo ao Centro-Oeste e inaugura a primeira Sala da Mulher Empreendedora

Durante o Mês da Mulher, a prefeita Adriane Lopes crava mais um marco na história de Campo Grande e do Centro-Oeste ao inaugurar, em parceria com o Sebrae, a primeira Sala da Mulher Empreendedora da região. O anúncio foi feito durante o Delas Day, evento realizado nos dias 26 e 27 de março no Bosque Expo, que reuniu milhares de mulheres de Mato Grosso do Sul para debater temas como liderança, diversidade, empreendedorismo, ciência e participação política.

Com ações concretas, Adriane Lopes reafirma seu compromisso com a promoção da equidade de gênero na gestão e o fortalecimento da mulher campo-grandense. Somente neste mês, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, a prefeita lançou projetos como: Sorrindo para a Vida, Emprega Mulher, Escola de Capacitação (Scap), Mulheres Inclusivas, Empreenda Bem Mulher e Mulheres Conectadas.

Para fechar com chave de ouro, no primeiro dia do Delas Day, a prefeita oficializou a criação da Sala da Mulher Empreendedora. A iniciativa em parceria com o Sebrae foi aplaudida por mais de 3 mil mulheres que acompanhavam a assinatura.

“Essa sala vai trazer oportunidades para as mulheres campo-grandenses. Ela é o resultado de uma parceria. Vamos oferecer capacitação para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios, além de suporte técnico. Essa é a primeira sala do Centro-Oeste e estou muito feliz que seja na Capital”, disse a prefeita durante a cerimônia de inauguração.

A nova estrutura funcionará dentro da Secretaria Executiva da Mulher (Semu) e será um ponto de apoio para que mulheres transformem seus sonhos em empreendimentos reais. A ação faz parte de um conjunto de políticas públicas implementadas por Adriane Lopes que visam garantir autonomia financeira e fortalecimento da liderança feminina.

Colocando na prática o discurso, um dos pontos mais simbólicos da atual gestão é a paridade de gênero na ocupação dos cargos de comando da Prefeitura. Atualmente, quase 50% das secretarias e funções estratégicas são lideradas por mulheres — um avanço expressivo e inédito na administração municipal, que reforça o compromisso da prefeita com a equidade e o protagonismo feminino.

“Não é fácil ser a primeira mulher, na história desta cidade, a assumir a missão de governá-la. Enfrento desafios diários e contínuos, mas sigo com fé, força e resiliência. Com atitude, firmeza e, principalmente, com o apoio de muitas mulheres”, destaca Adriane.

No segundo dia de Delas Day, Adriane foi destaque no talk show “Mulher, democracia e participação política”, onde compartilhou sua trajetória e desafios enquanto a primeira mulher a assumir a Prefeitura da Capital.

No painel mediado pela secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, a prefeita também abordou os obstáculos enfrentados no início de sua gestão, incluindo ataques machistas e tentativas de deslegitimar sua liderança. Ela compartilhou sua experiência como mulher na política e falou sobre a importância de não ceder ao vitimismo, mas sim transformar os desafios em força para seguir em frente.

“Assumi a Prefeitura e enfrentei muito desrespeito. Ouvi que era ‘empossada’, que ‘não era legítima’, que ‘quem mandava era meu marido’. Mas é aí que fazemos a diferença. Observo muito e admiro mulheres que me inspiram, como a senadora Tereza Cristina. Nunca a vi ser vítima de ataques nesse ambiente político, e, observando-a, aprendi muito. Com as lutas que travei, consegui ser a primeira mulher eleita da capital junto a uma vice também mulher. Com resiliência, fé e determinação, mostrei que estamos prontas para mudar a realidade dessa cidade.”

A senadora Tereza Cristina, uma das mais respeitadas lideranças femininas do país, elogiou a atuação de Adriane Lopes, destacando sua coragem e perseverança. “Admiro a sua força, a sua coragem, a determinação. Sabemos como foi difícil, Adriane, mas nós lutamos juntas. A mulher tem que ser corajosa, não pode ter medo”, disse a senadora durante o evento. A senadora integrou o time de mulheres no talk show.

Com trajetória ascendente, Adriane Lopes vem se consolidando como uma liderança política de destaque no cenário estadual e regional. Sua gestão tem se caracterizado pela implementação de políticas públicas eficazes, especialmente voltadas às mulheres, e por um modelo de governança que une sensibilidade social, firmeza de comando e resultados concretos.

No mês dedicado às mulheres, Campo Grande deu um passo histórico com a criação da Sala da Mulher Empreendedora, reforçando que quando mulheres lideram, a transformação acontece e se espalha para todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz