Um homem foi preso transportando 432 quilos de maconha em dois veículos na MS-295, em Tacuru, a 416 quilômetros de Campo Grande. A apreensão ocorreu na noite de quinta-feira (8) durante uma operação do Batalhão Rural de Nova Andradina. O motorista do segundo carro conseguiu fugir e não foi localizado.
A prisão aconteceu durante a Operação Protetor, que visa reforçar a segurança na região de fronteira. Uma barreira foi montada na MS-295, entre Amambai e Tacuru, e os policiais abordaram dois carros próximos um do outro, que seguiam em direção à MS-156.
O primeiro veículo, um Gol com placas de Bauru (SP), obedeceu à ordem de parada. No entanto, o segundo carro, um Citroën com placas de Valinhos (SP), parou a alguns metros de distância e desligou as luzes, atitude que despertou a suspeita dos policiais.
Ao se aproximarem do Citroën, os policiais constataram que o motorista havia fugido, levando a chave do carro. Durante a busca no interior do veículo, encontraram vários fardos de maconha, totalizando 432 quilos.
Além da droga, os policiais encontraram um rádio amador com uma antena sintonizada em uma frequência específica, possivelmente usada para comunicação durante o transporte. A suspeita é de que o motorista do Gol atuava como batedor, responsável por monitorar a rota e alertar sobre possíveis fiscalizações.
O homem foi preso e encaminhado à delegacia. Os dois veículos, o rádio amador e um aparelho celular foram apreendidos para investigação.