Para enfrentar o crescente risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, especialmente nas plantações de eucalipto em período de estiagem severa, a Agems (Agência Estadual de Regulação) apresentou novas propostas para intensificar a prevenção e o combate a ocorrência de fogo.
A articulação acontece dentro do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Incêndios da Reflore-MS, a associação de produtores e consumidores de florestas plantadas.
As iniciativas planejadas para 2025 vão desde o monitoramento rigoroso de faixas de servidão próximas às redes elétricas até projetos de conscientização e educação para proprietários rurais.
O planejamento estratégico, definido em uma reunião realizada nos dias 30 e 31 de outubro na sede do viveiro de mudas da Bracell, em Água Clara, contou com a participação ativa dos engenheiros Paulo César Ajeje e Rafael Eugênio Tamez Lázaro, da Diretoria de Gás, Energia e Mineração, que representaram a agência.
“A agenda para o próximo ano inclui o fortalecimento de protocolos conjuntos e a criação de campanhas de sensibilização para proprietários e trabalhadores de áreas florestais. É preciso ressaltar a importância de práticas preventivas em todas as fases de cultivo e manejo”, conta Paulo Ajeje.
Compromisso, segurança e sustentabilidade
As discussões incluíram também o fortalecimento das responsabilidades compartilhadas entre as distribuidoras de energia e os proprietários de terras florestais para reduzir riscos, especialmente em áreas onde a vegetação pode interferir nas redes elétricas.
Nos últimos anos, a Agems tem participado ativamente das articulações para o desenvolvimento de estratégias que visam proteger as florestas de incêndios e garantir a segurança das populações.
Como órgão que fiscaliza a distribuição de energia elétrica, essa atuação integra o compromisso com a sustentabilidade e a segurança em Mato Grosso do Sul, e visa garantir que o estado esteja preparado para enfrentar os desafios climáticos com a colaboração de todos os setores envolvidos.
Fonte: Assessoria