Um áudio de uma conversa gravada pelo jornalista Fernando Soares com um ex-funcionário do instituto ranking revela os esquemas do proprietário Tony Ueno. Nas conversas narradas, o nome do ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, é mencionado e contratou o proprietário do instituto que passou a empresa para uma terceira pessoa só para não ter problemas.
O ex-funcionário revelou todo o esquema para as pesquisas serem aprovadas, desde questionários grandes para tentar induzir as pessoas ao erro. O detalhe do esquema do instituto utiliza meios de falar que pode vir melhorias e revela possível venda de informações para tentar reverter voto.
“A palavrinha mágica, você chega e pergunta o que pessoa tá precisando no bairro, fala dos vereadores e prefeitos … Daí você chega com aqueles citados e pede pra ele fazer sua campanha ali.”
Os pesquisadores contratados eram orientados a chegar nos eleitores de forma “persuasiva”, mesmo naqueles que estavam com dúvida, a opinião sobre determinado candidato deveria sobressair e indicando uma possível preferência.
Ouça o áudio na íntegra: