Com iniciativas sempre voltadas à preservação do meio ambiente e focadas nos pilares do ESG, a Águas Guariroba, concessionária da Aegea, passou a produzir a própria energia neste ano, por meio de parques eólicos localizados na Bahia. Com a novidade, a concessionária atinge o patamar de 95,5% de toda energia consumida em sua operação proveniente de fontes 100% limpas.
A geração de energia do parque eólico corresponde a 93% do consumo da concessionária, enquanto 2,5% vêm da usina de energia solar instalada em Cassilândia.
“Antes dessa geração eólica, nós comprávamos no mercado livre de energia, que também vem de fontes renováveis. O que muda agora é que a produção é nossa e de uma fonte totalmente limpa, que é o vento. Isso contribui para a redução de emissões na atmosfera e reforça o compromisso da empresa em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões”, comenta a coordenadora de Operações, Isadora Andrade.
Essa geração de energia eólica vem por meio de uma contratação da Aegea para 15 concessionárias do grupo, entre elas a Águas Guariroba. As usinas eólicas da empresa Serena Energia passam a gerar essa energia com 20 aerogeradores de 5,8MW cada, resultando em uma potência instalada total de 116MW e serão responsáveis por fornecer aproximadamente 500GWh de energia por ano, equivalente ao consumo de uma cidade de 700 mil habitantes.
A energia é um dos principais insumos utilizado nas operações da Aegea, e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Companhia, que tem o compromisso de colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões.
“Hoje, 98% da energia consumida em nossas unidades são provenientes de fontes renováveis. Além disso, temos uma meta de redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, que está atrelada à duas emissões de Sustainability-Linked Bonds (SLB) – operação inédita para empresas de saneamento no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da Companhia com a redução de impactos no meio ambiente e com a agenda ambiental do país”, destacou Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.
As usinas que compõem o projeto já estão totalmente implantadas e fazem parte do complexo eólico Assuruá 5, localizados em Xique-Xique e Gentil do Ouro, no estado da Bahia.
Atualmente a Águas Guariroba tem um consumo total de 9.853 MWh em sua operação. Para se ter uma ideia, uma residência comum consome entorno de 152 quilowatts de energia em um mês.
“Estamos entusiasmados em anunciar essa parceria com a Serena Energia. Mais um passo de um trabalho consistente da companhia e com ações estruturadas para evoluir na eficiência das contratações no mercado livre de energia, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente. Na Aegea já temos projetos em operação e implementação em 13 estados, e permanecemos firmes na busca por fontes de energia limpa, colocando a preservação do meio ambiente no centro de nossas decisões estratégicas”, concluiu Emerson Rocha.