Eleições 2024: eleitor em MS tem até este sábado para baixar e usar e-Título no 1º turno

Neste domingo (6), mais de 2 milhões de eleitores em Mato Grosso do Sul estarão indo às urnas para decidir o futuro da região. Mas, para quem pretende usar o e-Título, a atenção deve ser redobrada. O famoso aplicativo da Justiça Eleitoral, que facilita a vida dos eleitores com uma série de serviços, precisa estar baixado e atualizado até amanhã, sábado (5).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou que mais da metade das pessoas com conta no e-Título precisam atualizar o app se quiserem utilizá-lo no dia da votação. Isso porque, com a modernização do sistema, muitas contas foram desativadas. A boa notícia é que é fácil reativá-las: basta atualizar o aplicativo e seguir o procedimento recomendado pelo TSE.

Como fazer isso? É simples. Abra a loja de aplicativos no seu celular, seja ela a Google Play ou a App Store, e procure pelo e-Título. Clique em “Atualizar”. Depois disso, será preciso inserir seus dados pessoais e, para aqueles que já têm biometria cadastrada, realizar uma conferência biométrica. Com a nova versão do app, melhorias na identificação por biometria foram feitas, além de aprimoramentos na consulta do local de votação e no desempenho geral do aplicativo.

Mas atenção: essa atualização ou o primeiro acesso precisam ser feitos até a véspera do pleito – ou seja, até o sábado, dia 5 de outubro no primeiro turno, e 26 de outubro no segundo turno, caso ocorra. No dia da eleição (6 de outubro no 1º turno e 27 de outubro no 2º), só conseguirá usar o aplicativo quem tiver atualizado ou acessado o e-Título até a véspera. No dia seguinte à votação, o acesso ao app volta ao normal.

Para evitar imprevistos ou filas virtuais por conta de muitos acessos simultâneos, o TSE recomenda fortemente que os eleitores não deixem para a última hora. Quanto antes fizer a atualização, mais tranquilo será o processo. Além disso, preencher as informações solicitadas com calma ajuda a evitar erros e atrasos no dia da votação. Vale lembrar que, se o título estiver cancelado, o acesso ao e-Título não será permitido.

O que o app oferece? Desde seu lançamento em 2017, o e-Título tem sido um verdadeiro facilitador para os eleitores. Ele permite acessar a versão digital do título de eleitor e, para aqueles que já fizeram o cadastramento biométrico, até votar apenas com o aplicativo, sem precisar de outro documento. Ele também é acessível, com ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo.

Entre os serviços disponíveis no app estão:

Justificativa eleitoral no dia da eleição e também após;

Consulta ao local de votação;

Geração de título eleitoral em PDF para imprimir ou salvar;

Emissão de declaração de trabalhos eleitorais;

Consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;

Pagamento de multas e débitos eleitorais via Pix ou boleto;

Emissão de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais;

Histórico de justificativas;

Inscrição como mesário voluntário;

Geração de códigos de autenticação para outros sistemas.

E se eu não tiver o e-Título? Sem problema! Se você não baixou o app ou não tem a foto cadastrada no perfil, pode votar com qualquer documento oficial com foto. Isso inclui RG, carteira de identidade social (para pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH, entre outros.

Uma dica importante: verifique com antecedência o seu local e seção de votação. Isso pode evitar confusões no dia da eleição. Se você estiver usando o e-Título, essas informações já estarão no aplicativo, mas se preferir, anote ou imprima. Quanto mais organizado, melhor!

O importante é que todos exerçam o seu direito ao voto de forma consciente e sem contratempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz