Os institutos de pesquisa estão em plena atividade na reta final para as eleições. Ao todo, foram registradas 14 novas pesquisas para serem divulgadas até a véspera do próximo domingo. No último sábado, a notícia era de que sete pesquisas já haviam sido registradas. Mas, com o passar dos dias, novos registros foram feitos, dobrando o número de levantamentos prontos para análise dos eleitores.
O Instituto London, que tinha previsão de divulgar seus números no domingo (29), ainda não o fez. Hoje, terça-feira, está prevista a divulgação da pesquisa do instituto 100% Participações. Na quinta-feira, por sua vez, será a vez dos institutos Novo Ibrape, Paraná, Omega e Ranking divulgarem suas análises.
O cenário esquenta mesmo na sexta-feira (4), quando o Novo Ibrape (em uma pesquisa encomendada pelo Campo Grande News) e o 100% Participações devem trazer suas projeções.
Já no sábado (5), dia crucial antes das eleições, a expectativa é alta, com cinco institutos diferentes programados para divulgar suas pesquisas: AtlasIntel, Ipems, Quaest, Ranking e Verita.
Chama atenção que tanto o Ipems quanto o Verita não publicaram as pesquisas que já estavam registradas para a Capital. O Verita, por exemplo, tinha uma pesquisa programada para ser divulgada no dia 27, mas isso não aconteceu. O Ipems, por sua vez, tinha uma pesquisa encomendada pelo SBT, prevista para o dia 25, que também ficou sem publicação.
A corrida contra o tempo para trazer ao público os números mais atualizados antes do pleito está em ritmo frenético. Os eleitores, cada vez mais atentos, aguardam essas divulgações para tentarem entender o cenário e tomar suas decisões com mais clareza. Afinal, essas pesquisas podem mexer com os rumos da eleição em seus últimos dias.