A prefeita Adriane (PP) esteve na tarde desta sexta-feira (26) junto às equipes da Prefeitura, que estão atuando no acolhimento dos moradores da Aldeia Água Bonita, no bairro Tarsila do Amaral, para dar a assistência necessária e realizar o acolhimento dos moradores desalojados devido a um incêndio iniciado em um terreno próximo à comunidade. Há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, e as investigações estão em andamento. Felizmente, não houve feridos.
“Mobilizamos nossas equipes imediatamente para avaliar a situação. Infelizmente, uma residência foi completamente incendiada. A casa abrigava nove pessoas, que já estão recebendo assistência e abrigo conosco”, relatou a prefeita.
Segundo Adriane, todas as equipes foram prontamente acionadas, incluindo a Secretaria de Saúde, Assistência Social e Defesa Civil. A Agência de Habitação também foi mobilizada para buscar meios de reconstruir a moradia das pessoas afetadas. O Corpo de Bombeiros Militares também foi acionado e estava presente no local.
“Nossa equipe da Defesa Civil chegou logo no início do incêndio e prestou todo o suporte necessário às famílias. Algumas pessoas passaram mal devido à inalação de fumaça tóxica, mas a situação está sob controle. Todas as famílias afetadas, incluindo idosos e cadeirantes, receberam atendimento e foram levadas para o abrigo temporário no Parque Tarsila do Amaral. Assim que tivermos a liberação da área, esperamos poder trazer todos de volta para casa ainda hoje”, disse.
Há suspeitas de que o incêndio tenha sido causado intencionalmente, o que será investigado pelas autoridades competentes. “O fogo se alastrou rapidamente segundo os moradores. É fundamental aguardarmos o laudo técnico dos Bombeiros e da Defesa Civil para entendermos o que realmente ocorreu aqui na comunidade hoje. Vivemos um período de seca intensa, que aumenta o risco de incêndios, e estamos atentos e preparados para agir proativamente, com cuidado, dedicação e eficácia”, finalizou.
Até o momento, seis famílias, totalizando entre 40 a 50 pessoas estão sendo levadas para o abrigo montado no Ginásio Poliesportivo Tarsila do Amaral, localizada próximo à aldeia.
O espaço está sendo preparado com colchões e cobertores para as famílias que desejarem sair da aldeia até que o índice de fumaça no local esteja reduzido. Para o Ginásio Poliesportivo serão servidas refeições às famílias acolhidas, providenciadas pela equipe do CRAS VIDA NOVA, que também está organizando a distribuição de donativos de roupas.
Para garantir o atendimento no final de semana, servidores da SAS e do CRAS trabalharão em regime de plantão para atender às necessidades das famílias que estiverem na comunidade Água Bonita e no abrigo temporário. As equipes do CRAS também estão contribuindo com a distribuição de galões de água na comunidade.
Equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Vida Nova também acompanham as famílias da aldeia para fazer encaminhamentos à unidade de saúde, caso seja necessário.