O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu sinal verde para o uso da Força Nacional de Segurança Pública como apoio à Polícia Federal em aldeias de Mato Grosso do Sul. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17).
Com isso, a Força Nacional poderá atuar nas áreas de fronteira e nas aldeias indígenas do Cone Sul do Estado. A portaria permite que a Força Nacional participe de “atividades e serviços essenciais para a manutenção da ordem pública, proteção das pessoas e do patrimônio”, em um formato que será episódico e planejado.
A colaboração da Força Nacional com a PF está prevista para durar noventa dias, e a Polícia Federal será responsável por fornecer o suporte logístico necessário.
Além disso, a atuação da Força Nacional seguirá um planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, trabalhando em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça.
A articulação também envolverá os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul. A publicação é assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski.