O calendário do TSE já está dando o pontapé inicial para as Eleições de 2024. Dentro de duas semanas, os partidos políticos de todo o Brasil poderão começar suas convenções partidárias.
De acordo com as datas estabelecidas, entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos e federações vão se reunir para discutir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Essas convenções são momentos internos dos partidos, onde se decide quem vai representar a sigla nas urnas.
Depois de escolherem seus candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para registrar esses nomes na Justiça Eleitoral. O TSE, ainda seguindo seu calendário, vai divulgar até 20 de agosto os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido. Esses números são importantes porque determinam como serão distribuídos os recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro, e, se necessário, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro.