Operação entre Brasil e Paraguai ‘desmantela’ 18 roças de maconha controladas pelo PCC e Comando Vermelho

Paraguai e Brasil deram início à terceira operação conjunta do ano para combater o tráfico de drogas nas regiões de fronteira. Desta vez, o foco está nas plantações de maconha que abastecem facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho.

Nos primeiros dois dias, em Cerro Kuatiá, a operação desmantelou 18 acampamentos de drogas e erradicou 37 hectares de plantações de maconha, retirando de circulação cerca de 113 mil quilos da droga. O Ministério Público supervisiona todas as atividades.

Durante 10 dias, a operação “Nova Aliança 45” contou com a participação das Forças Especiais e Agentes Antidrogas no Departamento de Amambay, além do apoio de helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da Polícia Federal Brasileira.

A maconha continua sendo a principal fonte de financiamento e fortalecimento tanto do PCC quanto do Comando Vermelho, de acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

A coordenação da “Nova Aliança 45” destaca que toda a produção ilícita em Amambay é destinada ao mercado brasileiro, alimentando as redes de distribuição das facções criminosas. Os lucros dessa droga financiam o poder e a violência nos dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz