Coronel David apoia projeto de conservação e desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari 

O deputado estadual Coronel David (PL) esteve nesta quinta-feira (6), na Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), para o lançamento do Projeto Pró-Águas Rio Taquari e representou a Assembleia Legislativa durante assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Instituto Espinhaço e o governo estadual, para dar suporte na recomposição da vegetação nativa de 2 mil hectares na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Taquari e  conservação do solo e da água.

De acordo com o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a parceria garante a segurança hídrica para consumo humano e animal, bem como para a agricultura e outras atividades essenciais ao desenvolvimento sustentável. “Este projeto é uma resposta direta à degradação ambiental e às mudanças climáticas que ameaçam o Taquari, um dos principais rios do Pantanal”.

O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, explicou o posicionamento da organização que está presente em 11 estados do país e promove diálogos com setores que muitas vezes, segundo ele, organizações estritamente ambientais têm dificuldades de alcançar. 

“Estamos presentes em 12 países, além do Brasil. Hoje, dentro da agenda que tem convergência com o Pró-Águas Taquari, o Instituto Espinhaço coordena as sete maiores iniciativas em curso no Brasil, focadas na recomposição de vegetação nativa e produção de água”, afirmou Oliveira.

Coronel David enfatizou o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das populações locais. “Estamos empenhados em assegurar melhorias na qualidade de vida das populações locais, apoiando uma nova mentalidade que subsidie um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no território desta bacia, que tem sua economia intrinsecamente ligada à disponibilidade hídrica”, afirmou o deputado.

Entre 2000 e 2002, Coronel David comandou a Polícia Militar Ambiental do estado, experiência que o solidificou como defensor do desenvolvimento sustentável. Desde então, ele tem trabalhado incansavelmente para promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

A Bacia Hidrográfica do Taquari, no Mato Grosso do Sul, abrange os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora. A iniciativa do Projeto Pró-Águas Rio Taquari promete trazer benefícios significativos para essas regiões, ajudando a garantir um futuro sustentável para todos os seus habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz