Aos 17 anos, a jovem lutadora de Muay Thai Carolline Gonzaga, que irá participar do 33º Campeonato Brasileiro de Kickboxing no Espírito Santo. Em entrevista recente ao jornalista e apresentador Maurício Picarelli, ela e seu treinador Jorginho Marques, contaram sobre a preparação de atletas e as expectativas sobre as competições.
Promissora! É assim que Carolline Gonzaga, ou simplesmente, “Carol”, é vista no meio das artes marciais em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul. Com 17 anos de idade e há três na luta, mas que parecem muito mais, por sua experiência, garra e talento de quem, em pouco tempo, já foi tricampeã estadual de Muay Thai, tetracampeã estadual de Kickboxing e campeã brasileira de Muay Thai.
Kickboxing x Muay Thai
Pra quem é de fora deste universo, à primeira vista, parece tudo a mesma coisa, mas não é: Kickboxing e Muay Thai, por mais sutil que seja, tem SIM suas diferenças. E elas estão na aplicação técnica e na quantidade de golpes. Enquanto no “Kick” a regra são quatro pontos de contato de golpes entre socos e chutes, o Muay Thai utiliza um sistema ampliado de golpes que, além de socos e chutes, envolve também joelhos e cotovelos em oito pontos de contato para golpes, resultando, no jargão do esporte, em um “clinch completo”, ou seja, um controle total do oponente.
Se dedicando ao esporte e as artes marciais desde 2010 em sua academia, a Markes Top Team, localizada na Rua Constantinopla, na região do bairro Santo Amaro, na Capital, Jorginho Marques conta é o trabalho e desenvolvimento para se tornar um atleta profissional.
– Todo aluno que chega, ele tem um sonho de ser atleta e nós vamos lapidando e vendo sua dedicação. Porque, às vezes, o aluno tem talento, mas não tem dedicação. Então, mais vale alguém dedicado do que alguém talentoso. Então, nós fazemos uma lapidação durante os treinos e durante o desenvolvimento do atleta. Se nós analisarmos que ele tem condição, assim, nós faremos dele um competidor, aumentando ainda mais o nível dos treinos dele – explica.
Com relação a Carol, uma de suas destacadas atletas, Marques destaca sua qualidade e os torneios em que participou.
– Carol é uma menina de 17 anos, que desde os seus 14 anos se dedica ao esporte, se tornando invicta em todas as competições que participa, tanto de Muay Thai, quanto de Kickboxing. Carol Gonzaga estreou esse ano fazendo três lutas no profissional e ganhando as três, lutando pra fora. Ela lutou em São Paulo, desbancando a melhor do evento nesse dia. É uma menina que tem um futuro promissor pela frente. No dia 30 de maio, vai estar indo pro Espírito Santo lutar no campeonato brasileiro e no internacional de Kickboxing – destaca.
Para poder participar das competições que irá participar, Carol contou com o apoio e colaboração de várias pessoas. A lutadora falou sobre os torneios em que participou, saindo vitoriosa em praticamente todos.
– Eu tô no Muay Thai treinando há três anos consecutivos. No início eu fiz 18 lutas com 17 vitórias e estreei no profissional há uns cinco, seis meses. Fiz três lutas no profissional e as três ganhei. Agora tô me envolvendo mais no Kickboxing. Tô indo agora participar do campeonato brasileiro de Kickboxing e o Pan-Americano, que é internacional – ressalta.
Quanto a sua expectativa para essas competições tão importantes, Carol não esconde a ansiedade pela participação nos torneios.
– Ah, estou ansiosa, né? Porque vai ser algumas lutas nesses três dias, que vai de 30 de maio ao dia 02 de junho. E estou ansiosa, porque eu sei que eu fiz meu trabalho, já treinei muito, sei que vou chegar pronta para todas as lutas que eu tiver de ganhar – conclui a atleta.
Com muitas vitórias do currículo, Carol Gonzaga parte em busca de mais uma, onde participará de 30 de maio a 02 de junho, do 33º Campeonato Brasileiro de Kickboxing em Vila Velha, no Espirito Santo. Que venha mais um troféu!!