Julio Cesar Billerbeck dos Santos foi alvo da Operação Lesa Pátria desta quinta-feira (29), que cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande. Contra ele foi cumprida medida para monitoramento por tornozeleira eletrônica.
A Polícia Federal não confirmou quais as acusações contra Julio. Billerbeck participou dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, com invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília (DF).
Ele chegou a publicar vídeo nas redes sociais enquanto estava no Palácio do Planalto. Em 2014, Julio foi candidato a deputado federal por Mato Grosso do Sul, no Partido Trabalhista do Brasil. Em 2016, tentou eleição para vereador.
Julio também já foi presidente do bairro Universitário e responde a processo por tentativa de homicídio. O crime aconteceu em 2021.
Tentativa de homicídio
Conforme o inquérito policial, no dia 4 de julho de 2021 Julio estaria em um Audi, quando ameaçou matar outro homem usando uma arma de fogo que carregava na cintura. O crime aconteceu na Rua Pontalina, na Vila Santo Eugênio.
Assim, os dois entraram em luta corporal, quando a vítima conseguiu pegar a arma de Julio, uma pistola Taurus 9mm. Com um conhecido, o homem acabou fugindo do local e entregou a arma para a polícia.
O caso foi tratado como porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e também tentativa de homicídio. Em 2022, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) firmou acordo de não persecução penal com Julio, que confessou os crimes.