Raríssimo em Mato Grosso do Sul, o tornado que atingiu Taquarussu, distante 330 km de Campo Grande, atingiu apenas a área rural. Nesta quarta-feira (22) a prefeitura faz o monitoramento, mas declarou que não houve danos nos bairros e Centro da cidade.
Segundo a assessoria de imprensa, o fenômeno atingiu o “entorno e proximidades” do município, destelhando um barracão e uma residência sitiante. Os moradores teriam acompanhando a formação do tornado e a chuva intensa na região. Portanto, não há necessidade de decreto de emergência para recuperação.
Imagens mostram que o tornado pode ser visto da estrada e na entrada do município. “Se tivesse passado dentro da cidade, que é uma cidade pequena, teria levado tudo”, descreveu a assessoria.
Fenômeno raro
O meteorologista do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinícius Sperling, explica que a principal característica de um tornado é o redemoinho que toca o solo, como aconteceu em Taquarussu. Não há registros recentes no Estado do fenômeno.
“Parece que ele toca o solo sim e um redemoinho de vento não causaria estragos, como o destelhamento de uma casa. Então tudo indica que é sim um tornado”, explica o meteorologista.
As condições do clima para a formação de um tornado são bem específicas e incluem calor, umidade, cap (termo de meteorologia) que significa a energia disponível e vento vertical (subindo na atmosfera de forma variável).
Não há estação meteorológica no município, portando não há dados de chuva e velocidade dos ventos na ocasião.
Confira o vídeo:
Fonte: Midiamax