Visão regional e o futuro dos estados foi tema de reunião na Agems, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul. Responsável por regular e fiscalizar serviços essenciais a população do Estado, o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis juntamente com parte da diretoria executiva, diretores Caroline Tomanquevez e Matias Gonsales, receberam nessa semana, o professor da Universidade do Rio do Sinos (UNISINOS), Helio Henkin, para debater o desenvolvimento que marca um importante passo na construção de estratégias abrangentes para os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Várias ações estão sendo tomadas para atingir esses objetivos. Com certeza esses estudos farão que novas metas possam ser atingidas e que não só o Mato Grosso do Sul, mas como esses outros estados, sejam expandidos e fortaleçam o Brasil sendo exemplo para o mundo. Estamos a disposição para contribuir com a educação, ciência e toda ferramenta que nos ajudará a evoluir cada vez mais”, afirma Carlos Assis.
Entenda
De acordo com Henkin, o projeto “CODESUL/BRDE – Visão Regional 2040”, tem como meta, formular um estudo com estratégias que impulsionem o desenvolvimento sustentável e integrado da Região CODESUL envolvendo as cidades mencionadas acima, ao longo das próximas duas décadas. O projeto englobará diversos eixos prioritários, indicadores, metas e diagnósticos regionais que orientarão a missão do sistema.
O BRDE é um banco brasileiro especialista em investimentos, capaz de transformar projetos em realidades. É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa. É uma instituição que acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região.
Estudo
Um dos destaques do projeto será um capítulo abordando as potencialidades e desafios específicos da Região CODESUL. “Para enriquecer este capítulo, estão previstas entrevistas com entidades, associações representativas, membros dos governos dos estados e especialistas em economia regional. O objetivo é obter percepções, dados e informações detalhadas sobre as potencialidades, gargalos e investimentos relevantes para cada estado, com um horizonte temporal voltado para o ano de 2040”, afirma Henkin.
MS: um estado pronto para o futuro
O estado de Mato Grosso do Sul está embarcando em uma jornada de transformação, impulsionada pela inovação e sustentabilidade, com a visão de construir um futuro mais promissor.
As ações abrangem diversos setores, desde infraestrutura de transporte, novas concessões, Rota Bioceânica, infovia digital, energia sustentável e bem-estar social.
Com um compromisso claro com o desenvolvimento, MS está construindo as bases para um estado mais robusto, próspero e verde.