O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 trouxe números que confirmam queda no número de mortes violentas intencionais no Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado entre os cinco mais seguros do Brasil. Porém, os feminicídios e estupros aumentaram muito.
Por este motivo, o deputado Coronel David, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, usou as redes sociais para anunciar que vai apresentar, em agosto, após o recesso legislativo, um novo projeto de Lei para aumentar a proteção das mulheres. (Veja vídeo)
Sobre o aumento dos estupros de crianças e adolescentes, David destacou que o Cadastro Estadual de Pedófilos, criado em 2017 por meio de lei de sua autoria e que passou por modificações propostas pelo parlamentar, vai proporcionar à população acesso total a nomes e fotos de todos os criminosos condenados por este crime hediondo. A partir de agora, o Cadastro Estadual de pedófilos poderá efetivamente ajudar a reduzir os crimes de pedofilia no estado. “Meu compromisso é, e continuará sendo, com o cidadão de bem do Mato Grosso do Sul”, diz Coronel David.