O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é majoritária no Congresso Nacional. O ex-presidente deu a declaração em evento organizado pelo Partido Liberal para sua recepção nesta 5ª feira (30.mar.2023) depois de desembarcar em Brasília de viagem dos Estados Unidos, onde ficou por 3 meses.
Ao chegar no evento, Bolsonaro foi recepcionado pelos colegas de partido, além de outros aliados e ministros que participaram de seu governo. Em sua 1ª declaração, elogiou o comportamento dos novos congressistas eleitos em 2022.
“O parlamento está nos orgulhando pela forma de se comportar, de agir, fazendo realmente o que tem que ser feito e mostrando para esse pessoal que por ora e por pouco tempo está no poder que eles não vão fazer o que bem quer com o futuro da nossa nação”, afirmou
Ele também declarou que seu partido, o PL, compõe cerca de “20% das bancadas” da Câmara dos Deputados, mas disse que “tem a maioria no Congresso” ao considerar políticos de outros partidos que são oposição ao governo Lula.
“Nós somos aproximadamente 20% das bancadas, a gente e outros colegas nossos nós somos a maioria dentro do Congresso e nós queremos o melhor para o nosso país. Hoje em dia a bola está com vocês. Temos a maioria dentro do congresso e nós queremos o melhor para o nosso país. E hoje em dia a bola está com vocês”, disse o ex-presidente. Atualmente, o PL tem bancada de 99 deputados (19,2% dos 513 assentos da Câmara) e 14 senadores (14,8% dos 81 assentos do Senado)
Parte dos aliados comentou sobre o simbolismo do retorno do ex-presidente ao Brasil.
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou que Bolsonaro levou uma “mensagem” de esperança aos seus aliados no encontro.
O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) disse que, em fala a colegas do partido, Bolsonaro se comprometeu a ser um “soldado do PL” e a trabalhar para a eleição de prefeitos e vereadores do partido no ano que vem.