Em primeira votação e discussão, foi aprovado hoje (14), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei n° 10.802/22, que estabelece a implantação do Programa de Utilização de Equipamentos Eletrônicos Portáteis (tablets e/ou smartfones) para registro e transmissão “on-line” de dados recolhidos pelos Agentes Comunitários de Saúde e pelos Agentes de Combate às Endemias. A proposta é de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Casa de Leis.
“Estes equipamentos eletrônicos portáteis deverão estar sincronizados com o sistema utilizado pela rede pública de saúde, permitindo aos agentes lançar todos os procedimentos realizados nas visitas, direto no sistema nas Unidades Básicas de Saúde da Família (USBF). Visando garantir agilidade e modernização do serviço e contribuindo com a integralidade da assistência”, explicou Carlão.
Para o parlamentar, o Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias são profissionais de grande importância para população, já que percorrem as ruas do município visitando as residências de seus moradores. Ao disponibilizar “tablets” e/ou “smartfones” carregados com os “softwares” necessários para o cadastramento e acompanhamento “on-line” das informações colhidas no campo estaremos facilitando o trabalho dos profissionais, dando celeridade aos trabalhos de coleta e registro de informações, reduzindo os custos operacionais dos programas de saúde preventiva e de combate às endemias.