Desde o processo de cassação de Rafael Tavares (PRTB), os ânimos exaltados tem sido o principal fator de rompimento entre o parlamentar e a família Contar por possivelmente serem os responsáveis da desorganização que culminou na perda de mandato do Deputado Estadual Rafael Tavares
O deputado Rafael Tavares (PRTB) teve sua candidatura cassada por fraude praticada pelo seu partido PRTB. O julgamento considerou que houve negligência do PRTB em substituir duas candidatas que tiveram suas candidaturas indeferidas na campanha de 2022.
Lei federal determina que 30% das candidaturas sejam femininas e em Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) apresentado pelo partido em março à Justiça Eleitoral, havia 25 candidatos, sendo 17 homens e 8 mulheres. Após o indeferimento de Camila Monteiro Brandão e Sumaira Pereira Alves Abrahão, sobraram 17 candidatos e 6 candidatas, descumprindo a cota.
“E mesmo assim, o partido não as substituiu e não reduziu a quantidade de homens. Desde o início elas estavam inelegíveis e com plena ciência do partido”, afirmou o relator do caso, desembargador Paschoal Carmelo Leandro. Camila não estava quite com a Justiça Eleitoral por causa das eleições de 2020 e Sumaira não se descompatibilizou de cargo público.
o PRTB não conseguiu comprovar que as duas candidaturas teriam sido apenas para cumprir paliativamente a cota, sem haver, de fato, intenção de concorrência.
“Os partidos devem cumprir a exigência (de cumprimento da cota de gênero) durante todo o processo eleitoral e ao facultar essa interpretação, se permite que partidos possam com artimanhas e jeitinhos, burlar a efetiva participação mínima das mulheres, cumprindo a lei apenas no papel”, definiu Carmelo Leandro.
Briga Rafael Tavares x Iara Diniz
Segundo fontes, em reunião ocorrida na semana passada, o parlamentar teria reclamado para Iara Diniz Contar, esposa do ex-Deputado Estadual Capitão Contar, que se sentiu abandonado pelo partido no processo de cassação.
Segundo informações do diálogo entre ambos, Iara teria culpado Beto Figueiró, que seria o real responsável por ter prejudicado a chapa do partido e ter sido o culpado pela cassação de Tavares.
Entretanto o parlamentar não recebeu bem essa notícia e disparou contra Iara dizendo que ele fará de tudo para derrubar toda a chapa do partido.
Se eventualmente Rafael Tavares conseguir impugnar toda a chapa, Capitão Contar, ficaria inelegível para as eleições de 2024, frustrando os planos de Iara e seu marido.
Entenda quem era responsável por zelar do partido e porque Rafael Tavares culpa a família contar
Essa era a composição do PRTB durante a campanha:
Os responsáveis financeiros: Renan Contar e Rogers Valério, podem responder financeiramente pelos danos causados ao deputado Rafael Tavares, caso venha ocorrer um processo. A diretoria e seus dirigentes do partido podem ser responsabilizados por eventuais problemas jurídicos durante aquele período caso prove negligência
Responsabilidade administrativa: Renan Contar (Presidente) e Iara Diniz (primeira secretaria), a responsabilidade do casal era zelar pelo partido; veja as certidões da composição partidária do PRTB.
Capitão Contar queria administrar um estado e foi incapaz de cuidar de uma micro-célula que é um partido, sua incapacidade culminou no deputado Tavares eleito democraticamente perder seu mandato
O espaço segue aberto para os envolvidos se manifestarem, somos a favor da democracia e da liberdade de expressão. O nosso compromisso é com a notícia e a verdade
Contribuição no texto: Site É o Mundo