Ministro de Lula, Rui Costa tenta cargo para mulher no Tribunal de Contas da Bahia

ministro da Casa Civil, Rui Costa, está articulando uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para acomodar a sua mulher, Aline Peixoto. O órgão tem como função julgar as contas dos prefeitos dos municípios baianos.

Caso seja indicada para uma cadeira no Tribunal de Contas, Aline Peixoto terá um salário mensal de R$ 41,8 mil e poderá permanecer no cargo até a aposentadoria compulsória aos 75 anos.

A mulher de Rui Costa é enfermeira, nunca disputou cargos eletivos e nos últimos oito anos atuou nas Voluntárias Sociais, entidade sem fins lucrativos tradicionalmente liderada pela primeira-dama do Estado. Rui Costa foi governador da Bahia de 2015 a 2022.

A vaga para o tribunal está aberta desde maio de 2022, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.

A articulação em torno de Aline Peixoto ganhou força após o deputado estadual Alex Lima (PSB), aliado próximo a Rui Costa, desistir de concorrer a vaga para apoiar a ex-primeira-dama.

A desistência acontece seis dias depois de o deputado estadual se encontrar com Rui Costa em Brasília. Na terça-feira 24, Lima foi para capital federal, onde tomou café da manhã na casa do ministro e se reuniu com ele no Palácio do Planalto. A informação foi publicada nesta terça-feira, 31, pelo jornal Folha de S.Paulo.

O deputado afirmou ao jornal que declinou de sua candidatura ao perceber um “movimento silencioso” dos deputados estaduais em prol da indicação ex-primeira-dama para o Tribunal de Contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz