Para conferir se a estrutura e os procedimentos das instituições envolvidas estão aptos a lidar com eventual incidente envolvendo o gás natural canalizado, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) participa nesta sexta-feira (27) de Simulado de Emergência na Rede de Distribuição da MSGÁS em Três Lagoas.
Conforme a distribuidora, o exercício simulado é de extrema importância para aprimorar a capacitação de seu pessoal e parceiros, manter a prontidão das equipes, avaliar os recursos e o tempo de resposta operacional à situação hipotética acidental que foi concebida especialmente para o evento.
Estão no simulado o Diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva, o coordenador da Câmara Técnica de Gás Canalizado, Hailton Vasconcelos e a assessora Rosirene Caldas.
“As normas legais determinam esse tipo de exercício periodicamente, para garantir que a resposta vai ser pronta e eficaz em caso de ocorrência real”, afirma Valter Silva. “Como órgão fiscalizador da atuação da concessionária, nós participamos para ver de perto todo o procedimento”.
O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, reforça que “a qualidade na prestação do serviço passa também pela segurança”.
Nas esquinas da Avenida Rosário Congro com Antônio Trajano, no centro de Três Lagoas, a intensa movimentação de técnicos da distribuidora, pessoal da AGEMS, e órgãos de segurança e salvamento chama a atenção de quem passa.
Durante mais de duas horas, foi demonstrado o funcionamento de toda a cadeia de comunicação, mobilização, articulação e resolução de eventual incidente causado por vazamento de gás na rede.