Pesquisa da Real Time Big Data mostra queda acentuada do capitão da reserva na corrida eleitoral
A terceira rodada de pesquisas do Instituto Real Time Big Data/TV MS Record em Mato Grosso do Sul mostra que o Capitão Contar (PRTB) despencou sete pontos na preferência dos eleitores e agora está numericamente empatado com o tucano Eduardo Riedel. Ambos têm 50% das intenções de votos no levantamento referente aos sufrágios válidos, conforme é contabilizado pela Justiça Eleitoral, com a exclusão dos votos nulos e brancos.
Os números da Real Time Big Data mostram que Eduardo Riedel se encontra em linha ascendente, enquanto que o Capitão Contar, que chegou ao segundo turno na primeira colocação, está em queda constante. Na priemira pesquisa, no dia 10, ele aparecia com 55%, contra 45% de Eduardo Riedel.
Na sequência, em 18 de outubro, o Capitão tinha a preferência de 57% dos eleitores, enquanto que 43% declararam voto em Eduardo Riedel. Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira, tanto o militar da reserva quanto o tucano têm 50% das intenções de voto.
Da análise dos números é possível concluir que Eduardo Riedel cresceu 7 pontos percentuais entre os dias 18 e 24 de outubro, enquanto que Contar apresentou o mesmo índice, só que a menor.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, ambos aparecem com 46% das intenções de votos. Nesse quadro, Capitão Contar teve queda de 4 pontos percentuais entre os dias 18 e 24 de outubro, ao mesmo tempo em que Eduardo Riedel cresceu 8 pontos percentuais. Votos brancos, nulos e de eleitores que não souberam responder somam 4%.
O instituto ouviu 1 mil pessoas nos dias 21 e 22 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número 01621/2022.
Fonte: Vox MS