Justiça derruba pesquisas fraudulentas da TV Morena e Rede Record que beneficiava Capitão Contar

Duas pesquisas de intenções de votos, que mostram o Capitão Contar, do PRTB, na liderança da corrida eleitoral, foram derrubadas, nesta quarta-feira (19), pela Justiça Eleitoral, no Mato Grosso do Sul. O Tribunal observou irregularidades graves nos dados do levantamento. 

Conforme a divulgação, os institutos são o Serpes e o Real Time Big Data, cujas contratantes são TV Morena e TV Record MS, respectivamente. 

No caso do Real Time Big Data, a Corte Eleitoral observou que, apesar de ter entregue parte dos dados exigidos por lei, o instituto não sinalizou quantas entrevistas fez em cada um dos bairros visitados. 

Já a Serpes, diz a decisão, deveria indicar os locais em que a coleta de dados foi feita, mas as informações não foram encontradas no sistema de registro da Justiça Eleitoral. Sendo assim, a divulgação dos resultados dos levantamentos foi suspensa. 

O magistrado autor da decisão, refletiu que a manutenção dos resultados na opinião pública poderia oferecer risco à lisura da disputa eleitoral. 

Todos os meios de comunicação que divulgaram as duas pesquisas, devem retirar dos sites e redes sociais imediatamente.

Pesquisa Ranking

Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo não são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel sai na dianteira.

  • Eduardo Riedel (PSDB) – 40,20%
  • Capitão Contar (PRTB) – 33,10%
  • Outros – 0,30%
  • Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 26,40%

Estimulada

Quando as opções de nomes dos pré-candidatos ao governo são apresentadas aos eleitores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel se sai melhor que o segundo colocado.

  • Eduardo Riedel (PSDB) – 45,80%
  • Capitão Contar (PRTB) – 40,10%
  • Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 14,10%

Votos Válidos

Quando os votos brancos, nulos, indecisos, não sabe ou não respondeu são excluídos do somatório. É assim que o TSE divulga o resultado final.

  • Eduardo Riedel (PSDB) – 53,30%
  • Capitão Contar (PRTB) – 46,70%

Rejeição

A consulta mediu também a rejeição dos pré-candidatos para o governo. Quando se trata de rejeição, Contar é o mais rejeitado entre os eleitores do estado neste segundo turno.

  • Capitão Contar (PRTB) – 27,40%
  • Eduardo Riedel (PSDB) – 16,50%
  • Branco/Nulo/Indeciso/Não sabe/Não respondeu – 56,10%

Dados da pesquisa

3.000 entrevistas realizadas em 30 municípios do MS entre os dias 10 e 13 de outubro de 2022.  MS-01298/2022 e BR-02219/2022. A pesquisa foi encomendada pelo site MGS NEWS. O Instituto Ranking Brasil é registrado no Conre 1 com o número: 8561. Intervalo de confiança de 95%. A margem de erro máxima estimada foi de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

DECISÃO DA JUSTIÇA:

Matéria retirada do site Diário News MS sob responsabilidade do autor https://diariomsnews.com.br/noticias/justica-derruba-pesquisas-fraudulentas-da-tv-morena-e-rede-record/

One thought on “Justiça derruba pesquisas fraudulentas da TV Morena e Rede Record que beneficiava Capitão Contar

  1. Esta certo em dizer que Contar é incapaz , pois se fosse não fugiria do Debate, como diz Bolsonaro um Capitão não foge a luta qndo é chamado. E capaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Quero falar com o Política Voz